24 outubro, 2006

Em boa companhia

Luis Nassif, em sua coluna econômica de hoje, A Nova Era da Comunicação, identifica na repercussão do episódio das fotos do dossiê um marco na democratização da informação no Brasil, como eu havia apontado em A tecnologia revoluciona -a província nunca mais será a mesma. Confira um trecho da coluna:
Os fatos foram denunciados na reportagem de Raimundo Pereira na “CartaCapital”. Através dela, se fica sabendo da existência da gravação da conversa do delegado com os jornalistas.

Em outros tempos, o assunto morreria por ali. Não haveria repercussão da reportagem, e a gravação do delegado no máximo circularia por algumas redações de forma quase clandestina.

O advento dos blogs e da Internet inverteu a lógica. Em pouco tempo, a matéria de Raimundo passava a repercutir em vários blogs. Os leitores passaram a descarregar a ira contra a encenação na parte de comentários. A repercussão foi tal que obrigou o jornalista Ali Kamel, porta-voz da Globo, a sair a público defendendo a emissora.

Nos anos 80 a denúncia de desmandos jornalísticos sairia por outro órgão da mídia. Em 2006, houve um pacto tácito que juntou grandes jornais, revistas e grandes emissoras de televisão, de homogeneização da opinião, de redução do contraditório, de diminuição do espaço crítico. Não se percebeu que a tecnologia estava mudando tudo.

Foi esse pacto que, no fundo, acabou impedindo a oxigenação do debate e abriu um espaço extraordinário para os blogs. As eleições de 2006 marcam definitivamente o fim do poder absoluto da grande mídia sobre o mercado de opinião brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário