11 abril, 2009

Política Cultural em discussão - 2 - Na história

Tendo em vista a realização do fórum, e a discussão sobre fomento na próxima semana, dentre as dezenas de artigos e estudos sobre as ações da Agepel aqui publicados, um em especial merece ser reproduzido (veja abaixo).

Trata do trabalho excepcional de dois jornalistas: Eduardo Horácio, que explicitou a orientação que guiou as ações da Agepel até então, e Edson Wander, cuja reportagem sobre o fomento, tratando da Lei Municipal de Goiânia e da Lei Goyazes, segue insuperada.

A seguir, contribuindo para a discussão, publicarei informações inéditas sobre o fomento pelo governo estadual.


(03.04.06)

Bravo !!!!


Ontem foi um dia excepcional para a meio cultural de Goiânia: um novo patamar foi estabelecido na cobertura do setor pela nossa imprensa, inaugurando a discussão consistente de política cultural em nossos jornais.

Em O Popular, o Magazine trouxe na capa e mais uma página interna a mais completa matéria (abaixo) já feita sobre o tema no estado, de autoria de Edson Wander. Além da pesquisa cuidadosa, ponto a mais pela entrevista com Yakoff Sarkovas (registre-se que os ex-integrantes do Conselho Municipal de Cultura tentaram mais de uma vez trazê-lo a Goiânia, sem conseguir sensibilizar o ex-secretário de cultura a viabilizar os recursos).
(Para ler os artigos em tela cheia, clique no botão mais à direita na parte superior da janela respectiva)

Qual Incentivo -1
Qual Incentivo 2
Qual Incentivo 3





Na Tribuna do Planalto, Eduardo Horácio esclareceu de forma definitiva a lógica que comandou as ações do governo estadual na cultura no artigo Política de Eventos. O acesso ao texto é livre, sendo o segundo na página acessada em http://www.tribunadoplanalto.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=461&mode=thread&order=0&thold=0
Blogueiro de primeira hora, Eduardo havia interrompido seu Descaminho à época da última mostra O Amor, a Morte e as Paixões, da qual fez uma cobertura excepcional. Desde o fim de março, voltou à ativa, num projeto mais amplo, o JornalX, disponível em www.jornalx.com.br.
A cultura agradece!

Atualização em 12.03.09 - retirei do texto dois parágrafos , tendo em vista que os artigos não estão mais disponíveis nos links neles indicados (O Popular e Overmundo), colocando-os para visualização nesta página. Inclui os marcadores, que na data original ainda não existiam no blogger.



2 comentários: