02 outubro, 2009

Sobre Honduras

Inacreditáveis os comentários sobre o que acontece em Honduras na imprensa. Golpe é golpe, ponto final. Não é preciso morrer de amores pelo governo Lula para constatar isso, mas é preciso perder todo o bom senso para querer enxergar outra coisa.

Para uma visão diferente, recomendo:

1. A volta de Árias e o recuo dos golpistas, de Argemiro Ferreira, análise que confronta as posturas da imprensa brasileira e da comunidade internacional, além da diplomacia brasileira hoje e na era FHC;

2. O Brasil de Lula é inimigo do golpismo, de Elio Gaspari, publicado na Folha: não deixa dúvidas - é golpe, e o Brasil está agindo certo;

3. Brasil y la crisis de Honduras, de Jorge Heine, diplomata, ex-ministro chileno, professor no Canadá, publicado no El Pais. Em resposta a entrevista com o ex-ministro do exterior mexicano, Jorge Castañeda, publicada no Estado de São Paulo, faz uma análise histórica para mostrar que ao contrário do que ali fora afirmado, a postura do governo brasileiro só o fortalece internacionalmente.

Atualização:

4. Micheletti a descubierto - Editorial do El País, publicado um dia antes do artigo acima, com subtítulo que não deixa margem a dúvidas: Las medidas del presidente golpista vulneran la constitucíon e enpujan Honduras al desastre.

A propósito, no Twitter o apelido dado a Micheletti é Goriletti.

leia mais:

Honduras, on line, real time

Nenhum comentário:

Postar um comentário