Ministério Público conseguiu proibir a marcha.
Confira o trecho final da decisão do Juiz Plantonista Alessandro Manso, que acaba de ser proferida:
"...defiro pedido de liminar para suspender a realização do movimento denominado Marcha da Maconha, programado para ser realizado no dia dois de maio, às 14h., na Praça Universitária, sob pena de crime de desobediência."
Leia mais: Marcha da Maconha em Goiânia - Batalha Judicial - 3- para refletir .
Atualização: a pena para o crime de desobediência é a detenção, de quinze dias a seis meses, e multa. É portanto infração de menor potencial ofensivo: o infrator é levado até a delegacia de polícia e liberado após assinar compromisso de comparecer a audiência no Juizado Especial Criminal, onde poderá optar por aceitar uma pena alternativa, proposta pelo Ministério Público, ou ser processado, respondendo a ação penal.Veja o artigo do Código Penal:
Desobediência
Art. 330 - Desobedecer a ordem legal de funcionário público:
Pena - detenção, de quinze dias a seis meses, e multa.
Atualização 2: Em Florianópolis, a marcha está programada para o dia 3. Nota pública divulgada hoje tem a mesma fundamentação do Habeas Corpus que teve a liminar denegada em Goiânia:
Nota Pública à População de Florianópolis
01/05/09O Coletivo Marcha da Maconha de Santa Catarina, em atenção às recentes declarações de autoridades, vêm a público confirmar que a Marcha ocorrerá no domingo dia 03 de Maio de 2009, às 15 horas na Av. Beira Mar Norte, com saída do trapiche e logo após show com bandas no Koxixo’s.
Ressaltamos que a Marcha ocorrerá porque está amparada na Constituição Federal, que confere direitos à liberdade de expressão e manifestações pacíficas de movimentos sociais legítimos.
Não incentivamos o consumo, portanto, não fazemos apologia. Queremos o fim da violência que só ocorrerá por meio de uma política inteligente que preserve a liberdade, garanta a utilização medicinal pela saúde pública, além da exploração comercial, arrecadando impostos e invertendo-os em prevenção.
Defendem a legalização do aborto; Manifestam-se em prol da legalização da eutanásia e dos direitos GLBTT; temos o direito de defender a legalização da Cannabis.
Com a Constituição nas mãos e a história em mente convocamos a todos: venham contribuir na mudança da lei.
Marcha da Maconha: Domingo 03/05/2009
Trapiche da Beira Mar
15 horas
Florianópolis, 28 de abril de 2009.
Coletivo Marcha da Maconha - Florianópolis
COMUNICADO
As autoridades Competentes, Imprensa e a quem mais possa interessar.
Viemos por meio desta comunicar que a manifestação popular denominada marcha da Maconha 2009 – Goiânia – GO, que iria ocorrer no dia 2 de maio de 2009 (Sábado) na pça universitária desta cidade, as 14 hs, NÃO IRÁ MAIS OCORRER na referida data, visto que NÃO FOI CONCEDIDO o pedido de hábeas corpus preventivo para os participantes da mesma e respeitando a decisão do MP.
Haja visto que NÃO QUEREMOS CONFRONTO com nenhuma autoridade representante da lei, comunicamos aos interessados no movimento a favor da descriminalização do usuário E da cannabis sativa (maconha) que NÃO COMPAREÇAM A MARCHA POR MOTIVOS DE FORÇA MAIOR.
Pedimos a compreensão de todos.
Coletivo marcha da maconha - Goiânia
Depois de anos lutando contra uma ditadura, conquistamos a democracia, mas parece que não estamos usufruindo completamente desse direito. Resta a nós brasileiros, seguir com nossas vidas adiante mesmo que seja com as mãos atadas e nossos olhos e bocas tapados.
ResponderExcluir