05 março, 2009

Pontos para a Agepel e para a equipe do Magazine

Para ver algum dos documentos mostrados neste artigo em tela cheia, clique no botão mais à direita em cima da janela em que ele aparece.

O blog anda atrasado em relação aos acontecimentos, em especial na área cultural. Tentarei nos próximos dias cobrir os temas que estão anotados na minha caderneta.

Na última segunda-feira a AGEPEL lançou o edital para os 40 Pontos de Cultura que deverão ser implantados no estado, em parceria com o Ministério da Cultura. A programação incluiu uma oficina da qual participaram 60 pessoas de todo o estado, para capacitá-las à elaboração de projetos para concorrerem na seleção.

O cuidado em divulgar bem o edital e em assegurar melhores condições para concorrer ao mesmo contrasta totalmente com o acontecido dentro do mesmo programa no Município de Goiânia. O edital foi lançado ano passado, coincidindo com as campanhas à reeleição do prefeito Iris Rezende e a vereador do então ex-Secretário de Cultura, Kleber Adorno (agora de volta) .

Em 13 de janeiro, o caderno Magazine, de O Popular publicou ampla reportagem com denúncias de irregularidades na seleção. Uma delas, de terem sido selecionadas várias academias de letras e o CDI-GO ( Comitê pela Democratização da Informática -Goiás), instituições que não teriam um perfil adequado à proposta do Programa Pontos de Cultura (veja as reportagens abaixo) . Os leitores do blog devem se lembrar que foram essas instituições as fiadoras da farsa em que se constituiu a 3ª Conferência Municipal de Cultura, em 2005. Farsa devidamente anulada pela justiça em decisão que segue sendo desobedecida pela prefeitura .


O Popular -Pontos Polêmicos 1de5

O Popular - Pontos Polêmicos - 2de5
O Popular - Pontos Polêmicos 3 de 5
O Popular - Pontos Polêmicos - 4 de 5 No
O Popular - Pontos Polêmicos 5 de 5



Em 23 de janeiro, sexta-feira, nova reportagem ouviu o responsável pelo programa no Ministério da Cultura, que tendo recebido reclamação sobre as irregularidades, anunciou que não iria homologar a lista de selecionados pelo edital da prefeitura (veja abaixo).

Minc Revê Lista 23.01.09

No mesmo dia, o Secretário de Cultura anulou o edital, o que foi tema de reportagem do Magazine, no dia 27, que esclareceu não ter a Secult permitido que o jornal tivesse acesso às propostas apresentadas pelos selecionados, a despeito de serem documentos públicos ( veja abaixo).

Secult Anula Edital 27.01.09

Ponto para a Agepel, pela lisura na condução do seu processo até aqui. Ponto para a equipe do Magazine, que fez jornalismo da melhor qualidade.

Atualizações:
em 08.03 - correção no nome do CDI-GO, substituindo "Centro de" por "Comitê pela".
em 11.03- mudei o modo de exibição dos documentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário