10 fevereiro, 2006

Fiadores

Para recapitular, no texto A 3ª Conferência Municipal de Cultura, abaixo, mostrei que 5 entidades confirmaram o recebimento do edital de convocação da mesma: União Brasileira de Escritores – Seção Goiás – UBE-GO, Academia Goiana de Letras - AGL, Instituto Histórico e Geográfico de Goiás-IHGG , Associação Goiana de Imprensa- AGI e Comitê pela Democratização da Informática – CDI-GO . Essas mesmas entidades, à exceção da última, mais os presidentes da Comissão Goiana de Folclore, Bariani Ortêncio, da Associação dos Artesãos, Noé Mota e da da Lavourartes, Geraldo Pereira, e uma diretora da Academia Feminina de Letras, Denise Lopes, tinham passado pela SECULT uma semana antes da assinatura do edital e manifestaram seu apoio ao Secretário nas mudanças feitas no FAC.

Na conferência, essas entidades também tiveram participação destacada: dos 164 presentes 74 (45%) não votaram. Dos 87 que votaram, pelo menos 12, ou quase 14 %, eram diretamente ligados ao CDI-GO - além da sua presidente, 10 da Associação dos Pensionistas da Polícia e Bombeiros Militares de Goiás e um da Associação dos Moradores do Mendanha. Com número maior de representantes, somente a UBE-GO, com 14 (16%) , e empatados, a Uni-Anhangüera e o IHGG, com 13 (15%) cada. Juntas, as 4 entidades responderam por 60% dos votos. Juntando-se os da AGI (6) e da AGL (3) , que também declararam ter recebido o edital, foram 70% dos votos.

Em tempo: o motivo principal para as visitas à Secult, segundo o site da prefeitura, fora a discussão de detalhes sobre coleção de livros que seria lançada em parceria com a Universidade Católica. No início de novembro, um mês após a conferência, com grande pompa, foi lançada a coleção Prosa e Verso. Entre os volumes publicados, além de coletâneas da UBE, AGL, AFLAG e IHGG, obras individuais dos respectivos presidentes de todas elas, mais os congêneres do Lavourartes e da Comissão Goiana de Folclore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário