29 setembro, 2008

Pesquisa sem repercussão?

Curioso: os resultados das duas parciais da pesquisa Ibope/TV Anhangüera foram divulgados às sextas-feiras, dias dias 05/09 e 19/09 ( intervalo de duas semanas). As entrevistas foram feitas entre a segunda e a quarta-feiras anteriores à divulgação dos resultados.

Imaginando-se que haja uma terceira rodada, e mantido o intervalo, ela seria divulgada nesta sexta, dia 3. Ocorre que o último programa da propaganda gratuita é na quarta-feira. Com isso, caso tenha se mantido a tendência de diminuição da diferença entre Iris e Sandes, este não terá como repercutir o resultado favorável.

Em Belo Horizonte, São Paulo e Rio, onde a disputa é mais acirrada, o resultado da última rodada até aqui foi divulgado no sábado, dia 27, a partir de pesquisas realizadas entre os dias 22 e 24, no primeiro caso, e 23 e 25, nos outros dois. Com isso, poderá ser utilizado nos dois últimos programas. No Centro-Oeste, as datas das outras capitais foram as mesmas de Goiânia.

Confira os resultados do Ibope e Datafolha no G1.

Atualização em 30.09.08:

Numa carta pública divulgada na ocasião em que deveria se apresentar na Casa do Albergado para cumprir a pena a que foi condenado em processo movido contra ele pela Organização Jaime Câmara, em maio de 2005, Jorge Kajuru atribuiu a uma pesquisa do Ibope, realizada em 1998, a origem de seu conflito com a empresa (grifo meu) :

O Ibope foi contratado para fazer quatro pesquisas. Estranhamente, apenas uma foi realizada, e a 80 dias das eleições. E o que aconteceu? O resultado desta primeira pesquisa trazia Iris com 20% de vantagem e, por conseqüência, assim permanecendo, seria eleito com folga no primeiro turno. Este resultado massacrante ficou sendo anunciado publicamente na TV Anhanguera e no jornal O Popular durante esses 80 dias, isto é, até sete dias antes da eleição. Como se fosse uma pesquisa atualizada.

A minha ex-Rádio K desvendou tudo. Nossa denúncia foi mostrada cinco dias antes das eleições. Marconi Perillo, então candidato - que sofreria derrota humilhante naquela pesquisa mentirosa - e hoje governador, chegou a fazer um agradecimento emocionado. Em entrevista à Rádio K, reconheceu a coragem de nossa emissora em desafiar, denunciar e desvendar toda a farsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário