10 maio, 2006

Entrevista "Ação entre Amigos" pode ser crime

Alguns dias atrás comentei sobre a prática difundida entre nós de responder a críticas através de entrevistas amistosas, que chamei de entrevistas "açao entre amigos" (Dando o Serviço -leia aqui). Há outra variante, feita para divulgar as informações que o entrevistado quer publicizar. Se a falta de ética era evidente, agora fica claro que também pode ser crime:
O procurador eleitoral Daniel de Resende Salgado ofereceu Representação Eleitoral, perante o TRE-GO, contra Maguito Vilela e o Jornal Diário da Manhã por fazerem propaganda eleitoral extemporânea.

De acordo com a Representação, o fato ocorreu durante entrevista concedida ao Jornal Diário da Manhã, no último dia 23/04/2006, pelo senador da República Maguito Vilela (PMDB), pré-candidato ao cargo de governador de Goiás. Na ocasião o Senador apresentou propostas de governo e também explorou as razões pelas quais ele seria o mais apto para o exercício da função pública, caracterizando, dessa forma, propaganda eleitoral fora de época.

Quanto ao jornal, ficou claro, também, o desvirtuamento da função jornalística que, por meio da elaboração de matéria com perguntas tendenciosas, viabilizou não apenas informações, mas a veiculação de propaganda eleitoral extemporânea, com grande potencial de influir no resultado das eleições desse ano e de proporcionar um desequilíbrio em relação aos demais candidatos.

leia a íntegra da representação aqui



Um comentário:

  1. Caro Marcus,
    Estamos atravessando uma enorme crise de credibilidade e impunidade. Aponta-se para os indice de criminaliades e afirmam que precisamos de mais armas, policiais e etc...O que precisamos é de um judiciário que seja agil e não compactue com os poderosos que estão postos no cenário político nacional. E compactuam com esse estado de coisa pois protelando, esquecendo só permitem que os pilantras engravatados continuem a solta.
    E o indice de criminalidade só atinge o criminoso miseravel? Só esses estão no indicativo do indice?O que querem é a mesma impunidade que goza os engravatados.
    A mentira, a farsa, a fraude, o roubo, tudo ficou comum demais, os que ficam mal na fita são os que exigem etica, respeito, em total inversão dos valores.
    Que mundo esquisito nossos filhos vão herdar, hem?

    ResponderExcluir