27 abril, 2009

Política Cultural em discussão - 6- Mais exemplos

No primeiro texto desta série, em que elogiei a iniciativa da Agepel em convocar o Fórum Goiano de Cultura, destaquei a mudança de postura em relação à gestão anterior.

Exemplifiquei fazendo referência a documentos em que a área teatral fazia propostas à Agência: dois de 2000 , um outro de 2003.

Acrescento mais dois, tirados da I Conferência Estadual de Teatro, realizada conjuntamente pela FETEG e Fórum Permanente de Teatro, há exatos 5 anos, no feriado do Dia Mundial do Trabalho.

O primeiro documento faz referência ao setor em geral e foi protocolado tanto na Agepel quanto na Secult. O segundo é sobre o edital de circulação de espetáculos - Circuito Agepel de Artes Cênicas - quando ainda se acreditava que a agência faria outras edições.

Além destes, vários outros documentos foram encaminhados, sempre buscando uma política consistente para o setor.

A atuação da área em busca de políticas públicas se refletiu no 10º Congresso da FETEG, realizado há 3 anos. A aprovação de alterações estatutárias e a decisão de continuar questionando judicialmente a III Conferência Municipal de Cultura de Goiânia, além da reeleição do seu presidente, Norval Berbari, colocaram a entidade na vanguarda entre suas congêneres,  como registrei à época.  

Atualizações: em 27.04, para incluir no último parágrafo a informação sobre a 3ª Conferência.



IConferênciaEstadualdeTeatrodeGoiás

IICircuitoAgepel

Nenhum comentário:

Postar um comentário