16 dezembro, 2008

Para uma história do Viaduto da T-63 - 3 - Não deu na TV

Houve uma manifestação de protesto durante a cerimônia de inauguração do viaduto, registrada mas não divulgada pela mídia, à exceção do Diário da Manhã, em trecho da reportagem de Augusto Diniz, na edição do dia 14:

Durante o evento, um grupo de aproximadamente 30 ciclistas reclamou da falta de ciclovias no projeto do viaduto. Os participantes do protesto levantaram as bicicletas na frente do palco e reclamaram da poluição dos carros e da obra.

A questão é mais ampla. Os ciclistas eram participantes da Bicicletada de Goiânia Extraordinária, convocada para a inauguração. Abaixo, o cartaz e o relato de um dos participantes em mensagem a que tive acesso e reproduzo (grifos meus):




Gostaria de registrar aqui minha indignação para com a imprensa goiana na sexta feira dia 12 foi inaugurada a grande obra para os carros (so para carro) o viaduto da t63.

Como a maioria que me conhece ja sabe que me locomovo de bicicleta, reunimos algumas pessoas que tambem sao adeptas desse meio de trasporte que nao polui, é barato, saudavel mas pouco respeitado.

Fizemos então a Bicicletada, movimento que revindica os direito daqueles que se locmovem com a bicicleta e convida a população para utilizar essa como meio de transporte, encontramos na pç Civica e seguimos para o viaduto eramos 15 cidadãos, que se locomovem com a bicicleta, chegando no local distribuimos panfletos educativos, fizemos gritos de ordem revindicando ciclovia em goiania a imprensa filmou fotografou pessoas bateram palma até o prefeito se engasgou na hora do seu discurso, mas assim como a imprensa ele omitiu a nossa presença. Hoje achei q iria passar alguma coisa em algum telejornal mas nos somos invisiveis aos olhos da imprensa goiana ( manipuladora e omissa), o pior é que no jornal Hoje (Globo) mostrou cidades da Alemanha e Holanda onde a bicicleta é respeitada. Será que isso nao é possível em goiania?


Possível é, mas é nescessário que muitos goianos percam suas mentalidades provincianas arraigadas de valores conservadores que levam as pessoas a cultuarem a camionete 4x4 como algo que traz poder acima de tudo e todos, nao basta ser moderna em grades obras ou projetos arquitetonicos é necessario q a modernidade chege a mente das pessoas e veja que as vias de goiania nao suportam tantos carros, que a atmosfera do planeta nao suporta tantos gases, enquanto fazem obras que beneficiam so os carros exitem parada de onibus sem cobertura, onibus caindo ao pedaços, falta semaforo para pedestre e ciclista sendo espremido no meio de onibus carro e motos ...

Expresso aqui minha indignação, que me fortalece cada vez mais para a luta na busca de espaço para a bicicleta quero deixar um convite a todos

Venha participar da BICICLETADA
dia 19/12
horário:18:00 concentração
Local: Pç. Civica (monumento das tres raças)

No Centro de Mídia Independente há o relato de um outro participante, com fotos. Abaixo o cartaz da próxima Bicicletada de Goiânia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário