Leia mais

Para ler o que foi publicado aqui (antes e/ou depois) sobre o assunto de um artigo , clique num dos marcadores ao final dele. Veja ao final desta tela, uma lista dos artigos mais populares.

16 setembro, 2006

Política Cultural em Destaque

A edição de Carta Capital que está nas bancas desde ontem traz um caderno especial sobre Políticas Culturais.
O material foi produzido a partir de um encontro, realizado na segunda, dia 11, no MAM, em São Paulo. Será o primeiro de uma série onde expoentes do pensamento contemporâneo discutirão grandes temas, encarando nossos problemas, com um olhar para o futuro.
Este primeiro encontro teve três momentos: o primeiro, "Democracia Cultural Brasileira: Uma Visão em Perspectiva", teve como palestrante o Ministro da Cultura, Gilberto Gil e como debatedores Danilo Miranda, do SESC-SP, Hamilton Faria, do Instituto Pólis, Jurema Machado, da Unesco e Lala Deheinzelin, do Instituto Pensarte; o segundo momento foi "Sujeito e Capital:Tensões e Pretensões", cujo palestrante foi Teixeira Coelho, professor da USP e curador do Masp, tendo como debatedores Litz Vieira, professor da PUC-Rio e Diretor do Jardim Botânico do Rio, Maria Benites, da Universidade de Siegen, na Alemanha, e Instituto Vygostskij e Olgária Matos, da USP; o último, "Cultura e Desenvolvimento: Muito Além do Ilusionismo", teve como palestrante André Martinez, do Instituto Diversidade Cultural, e debatedores Alfredo Manevy, Secretário de Políticas Culturais do Minc, Marta Porto, da [X] Brasil, Newton Cannito, do IETV e João Batista de Andrade, Secretário de Cultura de São Paulo. O primeiro foi mediado por Luiz Gonzaga Belluzzo, consultor editorial da revista, e os demais por Ana Paula Sousa, sub-editora de cultura.
A matéria sobre o último dos debates está disponível no site da revista. As demais, só na edição impressa. Ao escolher este tema para o primeiro dos encontros, a revista reforça a cobertura diferenciada e praticamente exclusiva que faz do tema.
Carta Capital gentilmente permitiu-me acompanhar à programação. Após a leitura das matérias, farei um comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário