03 agosto, 2006

Cumprimentos pelo primeiro ano e suco

Atualização em 25.09.07 - O Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública, no dia 21.09.07, pedindo a retirada do Suco de Noni do mercado - leia aqui.
-----------------------------------------------------------------------------------

Agradeço à Deolinda e ao Charles pelos cumprimentos pelo primeiro ano do blogue, postados no texto anterior.
Suco de Noni
O Charles aproveita para perguntar sobre um produto que lhe propuseram vender, que seria produzido a partir de uma fruta exótica, originária do Taiti, o noni.
Nunca tinha ouvido falar nisso, mas numa pesquisa rápida no Google, encontrei algumas informações interessantes. Para quem não domina o inglês, sugiro usar o tradutor do próprio Google. Não custa lembrar que nunca podemos confiar totalmente no que achamos na rede, por isso é bom ter cuidado:
1. Esse tipo de venda de produtos é conhecido como Marketing Multinível ( ou marketing de rede). Em inglês a sigla é MLM e existem na internet vários sites a respeito. Um deles é o MLM Watch ( algo como Observatório do Marketing Multinível) . Mantido por um médico aposentado, professor univesitário e autor de vários livros, segundo as informações disponíveis no site. Tem informações genéricas sobre esse tipo de vendas, mas seu foco são produtos vendidos nesse sistema voltados para a saúde ou a nutrição. Há relatórios de investigações, relatos de vítimas, aspectos legais e processos movidos pelo governo dos EUA. É nesta última categoria que aparece um link com o nome da empresa Morinda (Tahitian Noni), que leva a uma página de outro site, com a informação de que em agosto de 98 os procuradores gerais do Arizona, California, Nova Jersey e Texas anunciaram um acordo multiestadual com a empresa, no qual ela se comprometia a deixar de alegar que o produto era um remédio ou que curasse qualquer doença, até que ele fosse testado e aprovado pela FDA, o órgão responsável por esse tipo de avaliação. Na página há outro texto que informa sobre o mesmo tipo de decisão na Finlândia, também em 98. Há também reproduções de correspondências da FDA para proprietários de sites que comercializavam o produto orientando-os sobre a ilegalidade da atividade.
Na página original (MLM Watch) há ainda links para uma variedade de tipos de sites relacionados: das empresas que utilizam esse tipo de vendas; de seus críticos; de advertência sobre esquemas piramidais, de correntes de cartas e outros planos questionáveis. Há também o contato com o mantenedor da página. Traduzo o texto de apresentação da página:
Informações precisas sobre o marketing multinível não são fáceis de obter. Poucos editores, jornais e tele e radiodifusores se interessam por examinar esse assunto em profundidade. A maioria das reportagens que chegam ao público expressam aquilo em que as companhias e os distribuidores individuais gostariam que o público acreditasse. Quase todas as empresas de marketing multinível que vendem produtos relacionados com a saúde exageram seu valor, e vasta maioria das pessoas que se tornam distribuidores não têm uma renda significativa.
2. Há outro site, muito atualizado, o World Wide Warning (Alerta Mundial), cujo objetivo, segundo sua apresentação, é alertar sobre negócios ou atividades fraudulentas e também sobre empresas ou indivíduos contra as quais empresários, empreendedores ou investidores devem se precaver. Há uma área específica sobre o Suco de Noni Taitiano e outros produtos, pílulas e sucos de Noni. Um dos conteúdos é a reprodução de matéria da rede CBS de televisão, levada ao ar em fevereiro último em que um repórter disfarçado mostrou que um dos distribuidores do produto continuava prometendo curas milagrosas, contrariando o acordo feito em 98. Há uma infinidade de informações e links a respeito. Não há indicação de quem mantém o site. Traduzo trechos do texto de apresentação:

Uma cura milagrosa? Só água com açúcar cara? Óleo de cobral? Qual é a VERDADE? Esta página é dedicada a tos aqueles indivíduos desafortunados que tenham estado doentes de forma terminal e tido suas esperanças elevadas pelos vendedores de NONI cujo único interesse era agarrar algum dinheiro rápido de pessoas que não viveriam para reclamar sobre o óleo de cobra ou aguá com acúcar que era vendido para elas. Esperamos que esse acervo de informações relacionadas ao Noni seja benéfico para todos que tenham acesso ao Noni. ...Esta página apresenta uma coleção de links e informações que são difíceis de encontrar nos resultados poluídos de muitos dos mecanismos de busca na internet. Essa poluição dos resultados dos mecanismos de busca é um resultado direto de empresas e indivíduos ( que têm um interesse financeiro na representação do Tahitian Noni Juice) usando muitos sites e páginas na internet com palavras-chave específicas que o dirigem para informações de vendas positivas e propaganda. As informações e links que apresentamos aqui tem seus direitos autorais resguardados e irão, esperamos, proporcionar uma figura maior e talvez mais acurada, desse Suco de Noni que é freqüentemente chamado de óleo de cobra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário