04 fevereiro, 2010

TSE cassa mandato de José Nelto

do site do TSE

TSE cassa deputado estadual acusado de oferecer frete de mudanças a eleitores
04 de fevereiro de 2010 - 21h08

Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiram pela cassação do mandato do deputado estadual por Goiás José Nelto Lagares, eleito em 2006 pelo PMDB.

O relator do caso, ministro Ricardo Lewandowski, acolheu a denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE), segundo a qual o deputado contratou uma caminhonete para realizar frete de mudanças na periferia de Goiânia e, em troca, pedia o voto dos beneficiados.

Sua defesa alegou que o carro foi contratado por dois meses pelo comitê de campanha do candidato para transportar materiais como placas e faixas, além de participar de carreatas pelo valor de mil e quinhentos reais. No entanto, o dono do veículo estaria dispensado para fazer fretes por sua conta e risco no tempo livre, sendo que duas testemunhas confirmaram à justiça que pagaram pelo frete.

Voto

Ao votar pela cassação, o ministro Lewandowski observou que a partir de denúncia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no estado, foram apreendidos no comitê de campanha, grande quantidade de cópias de identidade e títulos de eleitor. Além disso, havia um caderno com nome e endereços de pessoas com as quais o deputado teria feito compromisso de campanha em troca de votos. A própria secretária do comitê confirmou que as anotações no caderno eram suas e também foram descobertas anotações sobre dia e hora das mudanças e o local de onde foram transportados os pertences dos eleitores com seus respectivos destinos. Outras testemunhas confirmaram que não pagaram pelo frete.

O ministro considerou ter prova contundente de que havia uma estrutura montada para obtenção de votos, pois “os elementos colhidos nos autos não deixam dúvida de que a realização gratuita de mudanças tinham por escopo o aliciamento de eleitores para votar no recorrido”.

Em sua opinião, “não é crível que, durante o período eleitoral, fretes gratuitos de mudanças tenham partido do comitê do recorrido sem o seu pleno conhecimento”.

Seu voto foi acompanhado por unanimidade e os ministros decidiram que o deputado fica no cargo até o julgamento dos embargos de declaração.

Processo relacionado: RCED 696

CM/EM

11 comentários:

  1. Estou indignada com a cassação do mandato do Deputado Jose Nelto. No Brasil quem arromba cofres públicos sempre fica ileso... Enquanto isso o TSE se ocupa em denegrir injustamente a imagem de um político honesto e comprometido com a sociedade goiana. Lamentável!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o autor não se identificou.Considerando que é uma decisão em última instância, que deve ter percorrido todos os recursos admissíveis até aqui,gastando no percurso 3/4 do mandato, deve ser ironia ou então uma variante do marketing viral, as RP virais.

    A propósito, a quantas anda o inquérito do uso do avião do estado? O prazo regulamentar para sua conclusão é de 60 dias - veja http://www.mp.go.gov.br/portalweb/conteudo.jsp?page=1&pageLink=1&conteudo=noticia/0c142d6d631f43765c18483b7818013a.html

    ResponderExcluir
  3. Completando o comentário acima: o inquérito já deveria ter sido concluído há 3 meses, desde fins de outubro.

    ResponderExcluir
  4. Maria do Carmo05/02/2010, 13:49

    pior é que no setor Criméia Oeste, todo mundo diz que já ganhou dinheiro pra votar nele.

    ResponderExcluir
  5. @Maria do Carmo - A que ponto chegamos... a pessoa dizer isso sem constrangimento algum. Nas eleições de 2008 assisti a uma palestra em que um advogado que trabalha na área eleitoral reclamava justamente da falta de punição ao eleitor que vende o voto.

    ResponderExcluir
  6. Laisa Santos06/02/2010, 16:24

    No Crimeia Oeste votamos nele pois ele é o único político que trabalha pelo bairro! Sabiam que ele trabalhou para a chegada do asfalto por aqui? Ele está conosco desde o início... Outros exemplos: Posto de Saúde, Escola Municipal de Tempo Integral, Boa Iluminação, Praça na Entrada do Setor, Feira do Jacaré e muito mais!!

    ResponderExcluir
  7. @Laisa Santos: bom, parece que agora vocês vão ter que esperar um tempo para votar nele novamente.

    ResponderExcluir
  8. Incrível! Como a política é suja, nojenta. Por que os ministros nao criam uma forma de vigiar todos os candidatos em periodo eleitoral e mais, pq nao fiscalizam de perto os tribunais regionais eleitorais a questao de transferencias de votos por aliciaçao. Existem municipios que o prefeito foi eleito com votos de pessoas que foram transferidas por promessas.

    ResponderExcluir
  9. @ Anônimo - Talvez a questão esteja em por que as pessoas não fiscalizam e denunciam o que acontece à sua volta, não?

    ResponderExcluir
  10. ótimo. foi uma vergonha o que ele fez no enterro de Leide das Neves. nao sei como alguem tem coragem de votar nele.

    ResponderExcluir
  11. @Anônimo - Como na época ainda não havia internet, muita gente nem sabe o que aconteceu ( eu, por exemplo, até há pouco tempo não sabia). Se nossos jornais tivessem seus bancos de dados disponíveis, isso não seria um problema. Aliás, poderíamos conhecer bem melhor TODOS os candidatos...

    ResponderExcluir