17 janeiro, 2009

O horror em tempo real - desespero de médico palestino no ar na TV Israelense

Traduzo do Informed Comment :

No campo de refugiados de Jabaliya, no norte do território, três filhas e uma sobrinha de um médico palestino trabalhando em Israel foram mortas num ataque aéreo israelense.

"Eram meninas, só meninas. Eu quero saber por que as mataram. Quem deu a ordem para disparar? " o pai disse aos soluços na TV israelense.

O médico era um entrevistado freqüente da TV Israelense e estava prestes a dar uma nova entrevista quando recebeu a notícia.

O âncora da TV israelense manteve seu lamento desesperado no ar por mais de 3 minutos, o que Juan Cole, do Informed Comment, considera seu protesto contra o "açougue de Olmert".

Veja o vídeo abaixo. Há legendas em português. Para vê-las, siga as intruções:

1. Coloque o vídeo para passar;
2. Clique no triângulo que parece no canto inferior direito do vídeo;
3.Clique no botão inferior que aparece, depois à esquerda, para ativar a legenda em inglês;
4. Clique novamente no botão inferior, agora para ativar a tradução para o português.

Conheci o Informed Comment através do Biscoito Fino e a Massa, que tem se destacado na cobertura da crise em Gaza e recomendo para quem quer acompanhar os desdobramentos no Brasil e nos Estados Unidos.


Atualização em 18.10.09:

A Al Jazira em Inglês cobriu a continuação do episódio, mostrando que o âncora, após sair do ar, conseguiu que permitissem o envio de socorro para a casa do médico. A reportagem também cobriu a atuação da equipe de socorro.

Segundo a Al Jazira, na verdade as participações do médico no Canal 10 israelense eram diárias. Como fala hebreu, ele fazia um relato da zona de guerra. Quando fazia o deste sábado, sua casa foi atacada e três de suas filhas mortas. Aos prantos, ele pede ajuda. Abaixo, ao final, o vídeo da Al Jazira - Tragédia de Doutor de Gaza registrada na TV Israelense.

1º vídeo: transmissão do Canal 10, com legendas em português





2º vídeo: Al Jazira

Nenhum comentário:

Postar um comentário