19 agosto, 2008

Jornal compara candidatos e diz qual é o melhor - em Nova Iorque...

Já li várias vezes sobre a diferença de postura dos jornais dos países com democracias consolidadas dos nossos nas eleições. Aqueles declaram em editorial seu apoio ao candidato que consideram mais apto, sem prejuízo da cobertura geral. A Carta Capital, por exemplo, se referiu a isso quando declarou seu apoio a Lula em eleições passadas.

Hoje, no New York Times, um exemplo de como isso funciona. O deputado republicano que representa o 13º distrito anunciou no início do ano, após se ver envolvido num escândalo, que iria se aposentar. Com isso, ficou aberta a disputa pelo seu cargo. O jornal compara os dois democratas que concorrem à vaga.

Stephen Harisson é um advogado com fortes vínculos com parte da região a ser representada e que "tem demonstrado uma paixão admirável pelo serviço público".

Seu oponente, Michael MacMahon, no entanto, tem a preferência do jornal, em função das suas realizações como vereador desde 2001, em que demonstrou "liderança em alguns dos temas mais espinhosos da cidade". Um deles, o gerenciamento do lixo urbano, com destaque para legislação inovadora sobre lixo eletrônico. Além disso, ele tem um conhecimento profundo sobre os temas de infra-estrutura e transporte, incluindo um forte compromisso com o transporte público, temas de que ele seria um grande advogado em Washington.

O editorial finaliza comentando sobre sua capacidade de atingir eleitores moderados e conservadores, uma grande vantagem num distrito de orientação mais conservadora:


For Congress in New York’s 13th

Published: August 18, 2008

Michael McMahon, who has a strong record representing Staten Island in the City Council, is the best choice in the 13th Congressional District’s Democratic primary.

Clique aqui, para ler a íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário