11 julho, 2008

A prisão de Daniel Dantas - 3 - Guia atualizado

Se alguém ainda tinha dúvidas, este episódio consolida a nova realidade midiática, com a internet em destaque.

Um pequeno guia sobre onde encontrar as novidades e as discussões travadas na rede sobre o
caso:

Já havia mencionado a cobertura do Terra Magazine, Bob Fernandes à frente, que deu a notícia em primeira mão e tem trazido matérias exclusivas com bastidores da operação.

No Blog do Frederico Vasconcelos, atores importantes de casos clamorosos ocorridos nos últimos anos discutem aspectos jurídicos do caso.

No Luis Nassif on line , a discussão mais ampla sobre os desdobramentos do caso e a atuação de Dantas, em especial suas relações na mídia.

No Biscoito Fino e a Massa, também a discussão ampla, como por exemplo em Operação Satiagraha: o ranking do nervosismo.

No Imprensa Marrom, destaque também para a discussão dos aspectos jurídicos e uma contextualização do caso, lembrando a atuação de Gilmar Mendes no governo de FHC, antes de ser nomeado por ele para o STF.

Atualização às 20:10

1. Procuradores divulgam carta de repúdio a habeas corpus concedido por Gilmar Mendes - Quarenta e dois procuradores da República divulgaram nesta sexta-feira (11) uma carta aberta à sociedade brasileira, na qual lamentam a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes no habeas corpus que tirou o banqueiro Daniel Dantas da prisão pela primeira vez, no dia 9 de julho.
( clique aqui para ler a íntegra, inclusive a carta, no UOL).

2. 130 Juízes Federais protestam contra Gilmar Mendes - Depois dos procuradores se manifestarem contra o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, agora 130 juízes federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul divulgaram carta de apoio ao juiz federal da 6ª Vara, Fausto Martin De Sanctis, responsável por expedir o pedido de prisão do banqueiro Daniel Dantas.
( clique aqui para ler a íntegra, inclusive a carta, no UOL).

3. Maierovitch: "Gilmar Mendes merece impeachment" , no Terra Magazine.

4. Nota da Associação dos Juízes Federais do Brasil - AJUFE

5. Nota da presidente do TRF-3, divulgada na noite do dia 11.07

6. Nota daa Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), divulgada no dia 11.07

7. Nota da Associação de Delegados da Polícia Federal, divulgada na noite do dia 11.07

8. Nota da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB)

9. Protestos contra STF geram mal- estar e dúvidas no Judiciário -
Análise da crise e seus possíveis desdobramentos, por Frederico Vasconcelos e Ana Flor, na Folha Online.

10. Greenhalgh antecipa voto do STJ - do Estadão, com trechos do inquérito da PF onde gravações mostram a influência de Dantas no STJ e STF.

11. "O senhor está preso", diz delegado a Dantas - do Terra Magazine, descrição da segunda prisão de Dantas, num escritório onde entre os vários advogados estavam filho de desembargador e desembargadores aposentados.

12. Mirza e a plêiade de advogados de Dantas - reprodução de artigo da Teletime News, feita por Paulo Henrique Amorim, mostrando escritórios a quem a Brasil Telecom pagou irregularmente R$ 52 milhões para defender o Opportunity, então em conflito com com os sócios majoritários da empresa.

Atualizado em 13.07, para inclusão dos itens 5 a 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário