28 fevereiro, 2008

Subtexto nº 4 disponível

Em dezembro, foi lançado o quarto número da revista Subtexto, publicação anual do Galpão Cine Horto.

A revista traz um um levantamento inédito e fundamental: Grupos de Teatro do Brasil - Realidade e Diversidade - Um Mapeamento dos Grupos de Teatro no Brasil - 1º esboço.

Foram vinte colaboradores voluntários convidados que relataram a situação em 23 estados do país. Somente no Amapá e no Piauí não foram localizados colaboradores, e Roraima e Amazonas ficaram de fora por atraso na entrega dos textos.

O projeto gráfico é primoroso.

O texto de apresentação do levantamento é de André Carreira, pesquisador do teatro de grupo no Brasil e Argentina, conhecido dos goianos pelas oficinas que já ministrou em Goiânia e pela direção do espetáculo Das saborosas aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu escudeiro Sancho Pança – Um capítulo que poderia ter sido, do Grupo Teatro que Roda.

Marcelo Bones escreveu Teatro de Grupo, Grupo de Teatro, uma reflexão sobre a atuação política dos grupos de teatro em Minas Gerais que vai muito além das fronteiras estaduais, interessando a todos ligados a essa forma de organização, diria mais, a essa opção de vida. Bones também já passou por Goiânia: foi o espetáculo Olympia, de sua direção, que inaugurou a participação de Goiânia no Projeto Palco Giratório, do SESC. À época, houve um bate-papo muito proveitoso com o grupo.

Saboreie a Subtexto , clicando aqui para baixá-la em pdf ( os números anteriores também estão disponíveis) , ou peça um exemplar impresso (recomendo), escrevendo para o endereço
galpaocinehorto@galpaocinehorto.com.br .




Nenhum comentário:

Postar um comentário