Leia mais

Para ler o que foi publicado aqui (antes e/ou depois) sobre o assunto de um artigo , clique num dos marcadores ao final dele. Veja ao final desta tela, uma lista dos artigos mais populares.

01 setembro, 2005

Primeiro passo

Reproduzo uma ótima notícia publicada no site do Ministério da Cultura.
A inexistência de uma Secretaria de Estado é sem dúvida nenhuma uma das causas da inexistência de uma política cultural de fato em Goiás, que acaba se limitando aos grandes eventos, já que a estrutura existente é para execução, e não formulação de políticas. Tinhamos o corpo, sem a cabeça.



24.08.05
Goiás terá Secretaria de Cultura
Compromisso foi assumido pelo governador Marconi Perilo junto ao ministro Gilberto Gil

O Estado de Goiás vai criar uma Secretaria de Cultura para participar do Sistema Nacional de Cultura que está sendo criado pelo Ministério da Cultura.O assunto foi conversado nesta quarta-feira, 24 de agosto, pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, que recebeu em seu gabinete o govenador do Estado, Marconi Perilo; e o presidente da Agência Goiânia de Cultura, Nars Chaul.“Vou fazer uma reforma administrativa para enxugar a máquina, mas no caso da cultura vou criar uma secretaria para deixar como marca do meu governo cultural”, disse o governador Perilo. A idéia é não terminar com a agência, que funcionaria como um braço executivo da futura secretaria.O ministro Gil disse que do ponto de vista institucional, a criação da Secretaria de Cultura é “muito importante” para representar o Estado de Goiás no Sistema Nacional de Cultura.
Dois projetos culturais foram entregues ao MinC pelo presidente da Agência Goiânia de Cultura.No primeiro, a Agência pede uma parceria com a Secretaria do Audiovisual para a criação de um Centro Digital de Cinema, na cidade de Goiás Velho, por ocasião do próximo Festival do Cinema Ambiental (VIII FICA), que se realizará em julho de 2006. O projeto foi entregue ao secretário Orlando Senna.O segundo projeto diz respeito à criação de um circuito de Residência de Artes Plásticas para as cidades goianas. Um grupo de artista passa uma semana em uma determinada cidade e cria, ali, condições para a formação de um núcleo deste segmento cultural.O governador Marconi Perilo convidou o ministro Gil para visitar a cidade de Pirenópolis no próximo mês, quando será realizado o festival Canto da Primavera.(Luis Turiba)(Assessoria de Comunicação Social do MinC)

Um comentário:

  1. É muito engraçado ver um governador anunciar a criação de uma secretaria de cultura como "um marco" depois de sete anos de governo (sendo que foi ele mesmo qeu extinguiu a secretaria). Surreal.

    ResponderExcluir