01 setembro, 2005

Primeiro passo

Reproduzo uma ótima notícia publicada no site do Ministério da Cultura.
A inexistência de uma Secretaria de Estado é sem dúvida nenhuma uma das causas da inexistência de uma política cultural de fato em Goiás, que acaba se limitando aos grandes eventos, já que a estrutura existente é para execução, e não formulação de políticas. Tinhamos o corpo, sem a cabeça.



24.08.05
Goiás terá Secretaria de Cultura
Compromisso foi assumido pelo governador Marconi Perilo junto ao ministro Gilberto Gil

O Estado de Goiás vai criar uma Secretaria de Cultura para participar do Sistema Nacional de Cultura que está sendo criado pelo Ministério da Cultura.O assunto foi conversado nesta quarta-feira, 24 de agosto, pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, que recebeu em seu gabinete o govenador do Estado, Marconi Perilo; e o presidente da Agência Goiânia de Cultura, Nars Chaul.“Vou fazer uma reforma administrativa para enxugar a máquina, mas no caso da cultura vou criar uma secretaria para deixar como marca do meu governo cultural”, disse o governador Perilo. A idéia é não terminar com a agência, que funcionaria como um braço executivo da futura secretaria.O ministro Gil disse que do ponto de vista institucional, a criação da Secretaria de Cultura é “muito importante” para representar o Estado de Goiás no Sistema Nacional de Cultura.
Dois projetos culturais foram entregues ao MinC pelo presidente da Agência Goiânia de Cultura.No primeiro, a Agência pede uma parceria com a Secretaria do Audiovisual para a criação de um Centro Digital de Cinema, na cidade de Goiás Velho, por ocasião do próximo Festival do Cinema Ambiental (VIII FICA), que se realizará em julho de 2006. O projeto foi entregue ao secretário Orlando Senna.O segundo projeto diz respeito à criação de um circuito de Residência de Artes Plásticas para as cidades goianas. Um grupo de artista passa uma semana em uma determinada cidade e cria, ali, condições para a formação de um núcleo deste segmento cultural.O governador Marconi Perilo convidou o ministro Gil para visitar a cidade de Pirenópolis no próximo mês, quando será realizado o festival Canto da Primavera.(Luis Turiba)(Assessoria de Comunicação Social do MinC)

Um comentário:

  1. É muito engraçado ver um governador anunciar a criação de uma secretaria de cultura como "um marco" depois de sete anos de governo (sendo que foi ele mesmo qeu extinguiu a secretaria). Surreal.

    ResponderExcluir