13 setembro, 2005

Vamos ficar de fora mais uma vez?

A dificuldade de comunicação com o Ministério da Cultura e seus orgãos é uma coisa impressionante.
Existe uma câmara setorial de teatro, para cujas reuniões simplesmente os representantes de Goiás não são comunicados.
Agora, mais uma: daqui a dez dias vai ser feita a reunião preparatória para a Conferência Nacional de Cultura, da região Centro-Oeste. Onde? Em Cuiabá.
Alguém precisa avisar ao Minc que inexiste uma comunicação intra-regional e as distâncias são enormes.
Aliás, como já falei acima, nem para reuniões em Brasília se consegue organizar nossa participação. Será que nesses dez dias isso vai ser possível?

Vejam a matéria retirada do site do Ministério hoje:


13.09.05
Seminário Setorial de Cultura na Região Centro-Oeste
Ciclo de Seminários Setoriais de Cultura começa no dia 23 de setembro em Cuiabá

No período de 23 a 25 de setembro, em Cuiabá, será realizado o primeiro dos cinco seminários setoriais programados para acontecer até novembro de 2005. O evento reunirá representantes de instituições e movimentos sociais envolvidos com produção e desenvolvimento cultural da Região Centro-Oeste. Estarão em debate o Plano Nacional de Cultura (PNC) e os eixos temáticos da 1ª Conferência Nacional de Cultura (CNC): Gestão Pública de Cultura; Cultura é Direito e Cidadania; Economia da Cultura; Patrimônio Cultural; e Cultura é Comunicação. O seminário contará com a participação do ministro da Cultura, Gilberto Gil.
O Seminário Setorial pretende, principalmente, levantar propostas para a elaboração do Plano Nacional de Cultura (PNC), cuja Emenda Constitucional foi promulgada em 10 de agosto de 2005, pelo Congresso Nacional. As diretrizes do PNC serão debatidas na 1ª CNC, que acontecerá no período de 13 a 16 de dezembro próximo, após a realização dos seminários setoriais e das conferências virtual, municipais e estaduais de cultura.
Outro objetivo do seminário setorial é eleger delegados das organizações artístico-culturais, das áreas de gestão de equipamentos culturais e patrimônio; cultura popular; segmentos artísticos, instituições de ensino e pesquisa; e movimentos e instituições culturais de cidadania. Os delegados participarão da Conferência Nacional, no mês de dezembro, em Brasília.
Para a realização dos seminários, o Ministério da Cultura conta com a parceria da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da Confederação Nacional do Comércio, do SESI, do SESC, da Central de Movimentos Populares, da União Nacional dos Estudantes (UNE), do Fórum Cultural Mundial, dentre outros parceiros.
Agenda
Os seminários setoriais serão realizados nas cinco regiões do país. No Nordeste, de 7 a 9 de outubro, em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE); No Norte, de 21 a 23 de outubro, em Manaus; No Sul, de 4 a 6 novembro, em Londrina (PR); e, no Sudeste, de 11 a 13 novembro, em Juíz de Fora (RJ).
Informações: (61) 3316-2140conferencia@minc.gov.br
Leia, também, a entrevista com o secretário de Articulação Institucional do MinC, Márcio Meira.(Sara Couto)(Secretaria de Articulação Institucional do MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário